segunda-feira, 17 de setembro de 2007

HIPERATIVIDADE...EEG... MEDITAÇÃO


A partir dos sintomas que citei em post anterior, acontecem as dificuldades de interagir com esse mundo onde vivemos hoje.

Uma delas é a "rotulada HIPERATIVIDADE", que nos assombra só de pensar que podemos ter "isso" ou, quem sabe, "nossos filhos" !!!!!!

E partimos, meio desnorteados, em busca de uma "terapia" que possa acabar com tal "sintoma"...

E por aí vamos, machucando cada vez mais a nossa capacidade de auto-estima...

Há médicos que sugerem uma bateria de exames para detectar as razões de "tal anormalidade"...

O EEG (Eletroencefalograma) é um deles. Mas hoje existe a Tomografia computadorizada, a ressonância magnética e... depois a RITALINA ( como medicação)...

É bastante comum que os resultados do EEG por exemplo dêem alterações, pelos padrões de normalidade .

No entanto o EEG é um exame complementar e não um exame que diagnostique algo ( ele e, somente ele).

Seu cérebro, caso você tenha dificuldades de atenção, ou se é muito agitado, certamente apresenta certa aceleração o que não indica patologia real.

Todos nós com essas características apresentamos frequências cerebrais bem aceleradas. É como se vivêssemos a maior parte do tempo em Beta ( frequência cerebral da vigília, da agitação, do estresse, dependendo da intensidadeda mesma) , por isso chamam os "hiperativos" de seres super antenados e de cérebro acelerado.

É difícil desacelerar o cérebro, mesmo quando, aparentemente, estamos dormindo.
Nosso cérebro continua acelerado e fica difícil deixá-lo desansar.

Infelizmente muitos médicos, diante desse fato, acabam por receitar medicamentos como a ritalina. Ela realmente promove uma lentificação nas ondas cerebrais, mas a duras penas.

E a pessoa modifica sua forma de ser, indo parar no pólo oposto ( fica completamente parada e muitas vezes sem condição de prestar atenção ou de apreender o que lhe é ensinado).

Portanto, não é aconselhável esperar, como se aguarda um "decreto" que o EEG traga resultados esclarecedores ou definidores sobre quem é você ou o que tem você.

Trabalho há mais de 30 anos com pacientes neurológicos ( sou fonoaudióloga e sempre atuei muito nessa área). Não falo por falar. Há uma vivência bastante rica nessa área.

Tanto que hoje, não faço nenhuma terapia onde não haja algum tipo de prática que leve à meditação.

Seja à meditação de forma direta, ou àquela que fazemos através de movimentos e de concentração neles ( por ex, o Tai chi).

Muito também se pode fazer através da administração dos florais, pois eles agem no reequilíbrio energético interior, na harmonização dos chakras ( que são os centros de energia do nosso ser), no trabalho com cristais, aromaterapia, shiatsu, acupuntura...

Hoje, como terapeuta holísitca e orientadora de pessoas com os sinais chamados "índigo" acabo entendendo o quanto sintomas como esse e outros considerados "anormais" são "tratados" como se fossem patologias, quando na verdade são características da transmutação da nossa raça.

Temos que acelerar nossa fisiologia, pois o mundo está acelerando sua rotação e alterando tudo o que está dentro dele, ao mesmo tempo que altera a sua posição em relação ao que está fora.

Pensem no que lhes disse e tranquilizem-se quanto às suas "Hiperatividades"...

Quando abri a comunidadeGuerreiros Índigo no Orkut , o grupo de discussão do mesmo nome e agora o blog, tive a intenção de dar a cada um essa consciência.

De que podemos fazer alguma coisa por nós no que diz respeito a adaptar nossa forma de ver, de interpretar e de reagir ao mundo onde vivemos, sem que nos sintamos doentes ou anormais no sentido negativo.

Muitos de nós somos diferentes sim, mas ser diferente , já se sabe que é também ser normal.

É importante mesmo que meditem, ou seja, dêem condições aos seus cérebros de entrar em repouso ( estudem o reiki, façam uma prática oriental, yoga tb é bom, aikidô, taichi - xadrês até, se não forem ligados ao "oriental"... o que melhor combinar com o que gostem de fazer)

Só não se achem mais doentes, ok?

Curtam-se, admirem-se,aceitem-se... claro que se cuidando para que se sintam bem consigo mesmos.

Trilhem os caminhos de uma vida saudável e não de uma vida doente, desanimada, desesperançada, porque viver não é tentar ser igual a ninguém, mas ser fiel a si mesmo e aos seus valores...

Não temos que "engolir" conceitos e regras de uma sociedade que sequer olha para o ser humano com respeito e amor.

Vamos então refletir e, se restarem dúvidas ou se quiserem fazer comentários, perguntas ...vamos lá!