sexta-feira, 7 de setembro de 2007

AS CRIANÇAS AZUIS

Não é de hoje que as crianças possuem o dom intuitivo de percepção da vida .
Só que, apenas agora essa realidade é aceita e é constatada através da permissividade que foi dada à criança de SER ELA MESMA.
E, a cada dia mais pais, professores e profissionais do desenvolvimento infanto-juvenil entendem os caminhos do pensamento e das emoções dos jovens seres azuis ( muitos autores referem-se a eles como crianças da Nova Era , por terem em volta de si, uma aura azul índigo sempre que estão em harmonia interior - para os esotéricos tal cor de aura refere-se a seres de consciência evoluída).

ALGUMAS FORMAS DE LIDAR COM ELAS:
Ø Quando uma criança lhe fizer uma pergunta diga-lhe a verdade, pois ela sempre percebe as verdadeiras intenções e as fraquezas do adulto ( portanto cuidado! São habilidosos manipuladores)
Obs: vale ressaltar que isso também é válido para desajustes entre os pais. A criança percebe o “clima” e não é bom lhe esconder.
Ela tem maturidade para entender divergências entre os pais, mas não suporta ver ofensas, agressões físicas, atitudes violentas, ameaças...

Ø Nunca a diminua, a humilhe, ou seja arrogante com ela. Trate-a com carinho, mesmo que tenha que ser duro (a)
Ø Não lhe dê as soluções para os seus problemas, mas ajude-a a encontrá-la sozinha( inteligência emocional)

Ø Se você der a ela ordens autoritárias e sem razões sólidas essa criança o derrotará. Não irá obedecer e o que é pior, vai lhe dar uma lista de motivos que desclassificarão suas intenções.

Ø Dê-lhes opções em tudo e sempre explique o porquê dessas opções. Será mais estratégico do que uma ordem.

Ø Quando ainda bebê, mesmo que não saiba falar, explique-lhe tudo o que estiver fazendo para ele. Ele pode não entender, mas sentirá que está dando atenção a ele e desejará responder a você, mesmo que o faça por meio de balbucios ( Isso ajuda na aquisição da fala)
Obs: Nunca use uma linguagem infantilizada, pois ele aprenderá a falar de forma errada. Quando muito, apenas use uma voz suave, com várias entonações)

Ø Evite criticá-la negativamente ( muitos se encarregarão de fazer isso). Ao contrário apóie-a e leve-a a perceber seu erro sem precisar falar diretamente.

Ø Não force-a a realizar algo que tema, ou algo novo. Simplesmente encoraje-a e deixe que decida fazer quandoi estiver preparada.

Ø Não imponha-a entrar em algum ofício familiar do qual ela não goste ou pelo qual não se interesse.

Ø A criança e o adolescente de hoje raramente serão “seguidores”. Eles têm seus projetos e precisam realizá-los .

Ø Pais , professores e orientadores devem estar seguros para definir e manter “limites claros”. Estes devem ser flexíveis para que possam ser reajustados se necessário ( exemplo de opções). Eles devem estar baseados no crescimento emocional e mental.
Ser firme , mas justo é uma fórmula que dá certo ( mesmo que a criança faça “caras e bocas”...

Ø Negocie cada situação ( negociar não é chantagear) . Negociar requer um entendimento profundo do que a criança está sentindo ( colocando-se no lugar dela – empatia).
Mas mostre para ela tudo o que você está sentindo ( mesmo que seja uma raiva momentânea), no entanto jamais olhando para ela com raiva, pois ela perceberá, se assustará , sentirá profundamente e jamais esquecerá desse olhar. E o pior. Temerá você, enquanto deveria sentir-se protegida.

Ø Se você a repreende por algo que fez, dê um tempo para que ela reflita. Depois de tudo, reúna-se com ela e reveja a situação de forma tranqüila.

Ø Lembre-se que punição não funcionará com a criança. A punição é baseada em culpa, enquanto que a repreensão é baseada no crescimento interior.
Obs: Isso vale para os métodos educacionais na escola.


Ø O adulto precisa conhecer as suas emoções e raciocinar em cima delas. Só assim poderá traçar um plano para lidar com seus filhos, que o permita entender também as emoções deste e ajudá-lo a racionalizar cada uma delas.

Ø Alguns minutos de atenção integral à criança, valem mais do que um dia inteiro sem lhe dirigir a palavra.

PODEMOS REFLETIR SOBRE ISSO?
DISCUTIR, QUEM SABE?
O QUE ACHAM?
D.Mahasti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.